Secretarias reforçam ações de combate à dengue em Itabuna

Unidos para combater a dengue
Arquivo

 

Técnicos das secretarias municipal e Estadual de Saúde fizeram, nesta quarta-feira, 8, um balanço positivo das ações que estão sendo realizadas em Itabuna para reduzir o índice de infestação predial do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Eles também indicaram quais medidas podem ser adotadas para melhorar o trabalho que está sendo realizado, principalmente em bairros em situação mais crítica.

De com o secretário de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, o município vem realizando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para reduzir o índice de criadouros do mosquito. Ele lembrou que desde janeiro foi apresentado o plano de contingências de combate à dengue. “É com base nele que as nossas equipes vêm atuando e periodicamente a Secretaria Estadual de Saúde verificar como está o andamento do trabalho”.

Veículos - Renan Araújo explicou que, na reunião com os técnicos, foram debatidos os pontos que deram certo e adequações nas ações que estão em andamento. Entre as medidas adotadas pelo município estão a requalificação dos agentes de combate às endemias, a convocação dos agentes que estavam em desvio de função e a implantação do projeto Ouvitrampras para a redução na quantidade de mosquito.

O secretário adiantou ainda que está sendo feita uma licitação para a contratação de 22 veículos para melhorar as ações de combate à dengue e nos próximos meses será lançado o edital para realização de seleção pública para contratação de agentes de endemias. Além disso, as visitas domiciliares, que estavam irregulares na gestão passada, foram regularizadas.

O técnico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, Agnaldo Orrico,  destacou que o problema da dengue não é uma preocupação apenas do prefeito de Itabuna, mas do governador do Estado e Ministério da Saúde. Ele disse que uma das propostas debatidas para Itabuna é o fortalecimento da Vigilância Epidemiológica para que os casos suspeitos sejam captados precocemente e para que crie condições do bloqueio da transmissão da dengue.

Para a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde de Itabuna, Larissa Pimentel, o apoio que a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde estão dando para os municípios é importante. “Hoje debatemos as ações estratégicas para o controle do mosquito, a redução de casos e de óbitos, além de medidas para evitar uma epidemia da doença”.

Além do secretário Renan Araújo e dos técnicos das secretarias municipal e estadual de saúde, participaram da reunião o diretor da 7ª Diretoria Regional de Saúde em Itabuna, João Marcos de Lima.